sexta-feira, março 02, 2012

Um pouco sobre C-pop...



Oie, pessoas. Eu tenho conversado com uma pessoa no twitter, @A_hiromi, e ela me disse que gostava de J-pop, K-pop e C-pop (?). Neste pequeno grupo você pode perceber que C-pop é o menos conhecido, mas nem por isso menos importante!! A música chinesa é igualmente legal e interessante como as outras.

Mas por que eu resolvi falar dela?





Porque eu acho que é um tipo musical que nós K-poppers também devemos prestar atenção. Se você perceber temos grupos coreanos que gravam músicas chinesas, como o Miss A, ou que tem um sub-grupo chinês, Super Junior-M, e até uma versão chinesa, EXO-M. Nós, k-poppers, devemos dar chances à outros tipos musicais, que não precisam ser necessariamente muito diferentes que o habitual, como o Jpop e o Cpop.



Um pouco mais...

A música chinesa é dividida em duas categorias:

*Cantopop

São as músicas de Honk Kong. O Cantopop foi desenvolvido a partir da ópera cantonense hibridizada com pop ocidental. Os músicos logo desistiram dos tradicionais instrumentos musicais chineses em favor de arranjos no estilo ocidental. Alguns grupos/cantores de Cantopop: HotCha, C All Star, 2R e G.E.M.







*Mandopop
Esse é o estilo de C-pop que eu mais gosto, enfim. O mandopop é algo mais jovem e comercial e especificamente em mandarim, por isso tem esse nome (juntando mandarim com pop).O Super Junior-M faz parte deste estilo. Alguns grupos/ cantores de Mandopop: S.H.E, Hebe (Já tinha postado um vídeo dela aqui no blog), Fahrenheit e Blue J.








Pois é, claro que não é igual ao Kpop, pois é chinês. Mas mesmo assim é um pop bem próximo dele. O Cpop tem muito mais bandas e artistas, porém eu demoraria o dia inteiro e o post ficaria gigante, por isso coloquei somente esses, dos quais eu gosto e recomendo. E aí prefere Mandopop ou Candopop?

Este post eu dedico a @A_hiromi, que me introduziu a este mundo, mesmo sabendo pouco. Também a Girl Informant, que me fez entrar no mundo asiático antes de tudo.

By: Curious Girl
Fonte: Youtube e Wikipédia, basicamente

2 comentários:

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl