sábado, março 24, 2012

Análise de Sixth Sense - Brown Eyed Girls


Sixth Sense, qual é o real significado do MV? É algo que nos perguntamos quando acabamos de ver o vídeo, por isso resolvi postar uma análise dele. Sem mais delongas: O vídeo de Sixth Sense da banda Brown Eyed Girls não poderia retratar melhor o controle da elite sobre a mídia e o entretenimento, o vídeo apresenta o projeto de como figuras populares podem ser usadas para comunicar uma mensagem específica. Cada uma das garotas do grupo são mostradas em posições diferente cada uma representando as várias maneiras da elite controlar os artistas para os seus interesses. Enquanto Miryo, Narsha, Ga-In e Jea aparecem rebelando-se contra um estado policial autoritário, elas são, no final do dia, a oposição controlada. Sim, todos estes conceitos, que são tão complexos, são encontrados em um vídeo K-Pop destinado a crianças e adolescentes.


A premissa de Sexto Sentido

O vídeo tem o contexto de um Estado policial totalitário, onde a mídia é rigidamente controlada e as pessoas são fortemente monitoradas. 

O vídeo começa mostrando policiais da tropa de choque e câmeras de vídeo. O regime é controlado por uma figura mascarada nomeada "Absoluto" (de acordo com uma entrevista com o letrista do grupo), que poderia ser facilmente associada à elite oculta "mascarada".


Parece haver alguma resistência ao regime do Absoluto, ou seja, Brown Eyed Girls. Elas estão de pé, desafiando a polícia e tomando uma postura contra a opressão do Absoluto. Como um último gesto de desafio, o grupo começa a cantar. Será que eles cantam sobre liberdade e libertação? Eles estão cantando o que está na mente de todos? Não, não realmente. Aqui está uma parte da tradução do primeiro verso:



Sua cara sedenta começa a suar
Sua carne está na ponta dos meus dedos finos

As bolhas do champagne
Explodem, boa dor
(não precisa se preocupar, o amor é apenas um jogo)
Acerte aquela altura

O que isso tem a ver com a resistência? Não muito. Na verdade, a canção é sobre o exato oposto, não resistindo, mas dando para o "Sexto Sentido". BEG estão verdadeiramente em oposição à polícia ou eles são na verdade do seu lado? A estrela de seis pontas nos uniformes policiais representam o "Sexto Sentido", de modo que parece os dois lados estão sobre a mesma coisa.




O que exatamente é o "Sexto Sentido"? A julgar pela letra da canção e do simbolismo do vídeo, é a energia sexual - os instintos mais básicos e primordiais do ser humano. É a maneira mais fácil de capturar e manter a atenção de um público. Em um nível esotérico, os órgãos reprodutivos fazem parte do chakra base, o que pode explicar porque é associada no vídeo com o ponto mais baixo da estrela sexta pontas. Enquanto os cinco outros sentidos enviam informações ao cérebro para serem processados ​​e analisados, o impulso carnal no homem ignora tudo isso, por esta razão a sexualidade pode ser (com sucesso) usada para vender qualquer coisa, incluindo vídeos de música.

BEG está cantando sobre como é grande o Sexto Sentido é, na frente de policiais vestindo um símbolo que representa o Sexto Sentido. Eles estão realmente do mesmo lado?Ainda é cedo para dizer, no entanto o vídeo continua a mostrar o passado de cada um dos membros do grupo. Cada uma delas tem sido usada pelo Absoluto de uma maneira diferente, cada uma representando as....
Facetas do Controle da Illuminati

Durante o vídeo, cada membro do Brown Eyed Girls é mostrado em um ambiente diferente, no entanto, numa situação semelhante: todas elas são controladas e monitoradas pelo Absoluto. O personagem desempenhado por cada membro representa uma faceta da Illuminati controle no negócio do entretenimento. 


Miryo é mostrada de pé na frente do luxuoso palácio do Absoluto. Ela é, portanto, "possuída" por ele e fala por ele. Miryo parece ser forte e confiante, mas, em um olhar mais atento  percebemos que ela está amarrada. Ela é forçada a falar para microfones (representando a mídia) para transmitir a mensagem do Absoluto. Esta imagem representa o fato de que artistas são usados ​​como porta-vozes da elite, que utilizam sua popularidade e carisma para entregar mensagens. Quando Miryo assinou o contrato de registro para se tornar uma cantora profissional, ela realmente tornou-se propriedade da elite.
Já o personagem de Narsha  é muito animalesco, rastejando sensualmente sobre quatro patas como um gato. Ela está usando estampa de leopardo shorts, que representa o programa Kitten no simbolismo de controle da mente. Ela também é cercada por jaulas que representam a desumanização e cativeiro dos escravos nas mãos de seus manipuladores.  Apesar de seu estado forçado, Narsha parece gostar de ser observado, que é como gatinhos Beta são programados para agir. Em entrevista, o letrista do grupo explica o papel de Narsha:
"Narsha representa o "sexto sentido" em si mesma, e incorpora as letras animalescas na canção. Uma vez que há um tema recorrente de "gato selvagem", Narsha foi direcionada para atuar como descontroladamente como possivelmente para o vídeo.As luzes no interior das gaiolas são lanternas, um símbolo de ser constantemente vigiados e observados.O que é interessante sobre sua personagem é que, embora ela olha com medo dela, ela também parece gostar de ser observado. "


À primeira vista, a cena com Jea parece ser um pouco poética, com ela flutuando na água. No entanto com um olhar mais atento, percebemos que ela está amarrada ao pedaço de madeira e que é deixada lá para morrer, em questão vagamente semelhante a Cristo amarrado à cruz. Também percebemos que isso está acontecendo na piscina do palácio da elite. Em outras palavras, eles colocaram ela aí para sacrificá-la.

Jea, portanto, representa o sacrifício ritual da elite oculta. Mais do que simples empregados, figuras públicas que fazem parte da indústria Illuminati às vezes se tornam partes de rituais dispostos Illuminati. O letrista do grupo confirma que

"Jea representa a imagem do sacrifício. Ela está ligada a galhos de árvores, uma ideia derivada da religião. Embora a cena pareça bonita de longe, o espectador é capaz de ver que Jea está sendo pressionada e acorrentada. Ela é a única personagem que não se rebela abertamente. No entanto, ela se torna uma líder forte e poderosa no cenário exterior com a polícia anti-motim. "




O tema continua a ser observado aqui (Jea com as câmeras de vigilância, Miryo com os microfones, e Narsha com as lanternas), como Ga-In também foi observada por uma câmera. A jaqueta militar pertence a seu amante morto, um homem que sonhava com uma revolução. Ga-In que usava jaqueta em luto pela morte de seu amante, consequentemente, é acusada de ser uma traidora e fica presa, humilhada e abusada.  Embora ela olhe assustada no início, seu espírito se eleva a este desafio, e ela começa a provocá-lo para fazer pior."
Em um ponto, tudo isso cantando e dançando, aparentemente, fica todo mundo irritado e pronto para começar uma revolução. Os membros do BEG tornam-se agressivas e rebeldes. A polícia se alimenta desta energia e torna-se rebelde também. Eles removem seus capacetes para revelar seus rostos. Esses soldados não são peões simples, eles são homens jovens com as emoções e coisas assim.
 Eles se voltam contra seu governante e correm em direção a ele. A máscara de ouro, representando a elite é mostrada no chão, levando os espectadores a pensar que a revolta foi um sucesso. Porém a cena então reverte para a realidade e mostra mais uma vez a polícia de choque correndo em direção as Brown Eyed Girls

A rebelião incitado pelas meninas foi uma grande fantasia sonhada por BEG e do exército. Eles estão agora de volta à realidade, fria e dura: Você não pode lutar contra o Absoluto.

Significado do Vídeo

Sob o pretexto de entretenimento, o vídeo de Sixth Sense dá aos seus telespectadores uma lição bastante dura no poder e na política. Uma análise básica da história, respondendo a perguntas como "quem ganhou a batalha?" e "qual é a moral da história?", revelam que a elite ganhou e que a resistência é inútil. Na verdade, nunca houve qualquer resistência real. O levantamento foi nada além de uma mera ilusão, provando para os telespectadores que eles podem ser levados a acreditar em qualquer coisa que vêem.

Embora as quatro integrantes do Brown Eyed Girls  foram um pouco rebeldes, o núcleo da sua mensagem era, no final, exatamente o que a elite queria comunicar. O conceito de Sixth Sense apela para o fechamento das funções intelectuais e cognitivas para o efeito hipnotizante da luxúria. É durante este estado um pouco hipnotizado e um pouco excitado que as mensagens podem efetivamente alcançar o cérebro do espectador com a máxima eficácia.

Ao analisar  Sixth Sense, você esquece que este vídeo é destinado principalmente a crianças e adolescentes. Enquanto ouve a música e admira a dança os seus ídolos, os espectadores são expostos a uma grande lição que gruda na mente subconscientemente: Resistir é inútil. Pior ainda, a resistência não existe mesmo com aqueles que parecem estar resistindo, estão apenas levando você em direção ao gol da elite. Na realidade, ninguém é forçado a assistir a esses vídeos, mas eles são populares. Existe uma razão por que as pessoas se submetem voluntariamente a esse tipo de propaganda elite? Sim. Estes vídeos apelam ao seu sexto sentido e as pessoas gostam disso.

By: Curious Girl
(Hoje vamos ter mais análises

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl