É de conhecimento geral que cada vez mais grupos e mais grupos vêm estreando no cenário musical coreano e, por muitas vezes, a quantidade vem sendo colocada sobre a qualidade.
Diante disso, profissionais da indústria musical coreana fizeram críticas a este excesso deidols.
O universo do k-pop já possui muitos idol groups como T-ara, Girls’ Generation, TVXQ e 2NE1, que deixam a Coreia para promover e se lançar em outros pasíses da Ásia, levando a cultura coreana consigo. Muitos sonham em ser o próximo TVXQ ou o próximo KARA, e assim as companhias vem se concentrando em criar mais e mais grupos.
O resultado se deu a partir de 2011, quando 80% dos novos grupos passaram a se focar em músicas upbeat, eletrônicas, mesmo com alguns grupos mais “tradicionais” como CNBLUE e F.T. Island.
“Há muitas companhias que não conhecem profissonalismo. E pra completar, até agências de atores estão querendo explorar o k-pop com seus artistas. A torta é pequena e tem muita gente querendo uma fatia“, declarou um profissional do ramo. Assim, muitos grupos estreantes sequer têm chances na indústria, como destaca outro profissional, cujo a companhia lançou uma nova girlband recentemente: “A única forma dos artistas se mostrarem é através dos programas musicais, mas no caso dos programas mais populares (Music Bank, Inkigayo, Music Core), as aparições já estão definidas mesmo com três meses de antecedência. Como não podemos atrasar o tempo todo, há vezes em que lançamos as músicas sem promoções nesses programas.”
No caso de grupos que não recebem atenção na Coreia, o meio encontrado foi se promover fora dela. Em países como China, onde o k-pop é popular, a estratégia é ganhar fãs fora da Coreia para depois se focar nela. Mas mesmo assim as coisas nem sempre dão certo. “Fomos porque nos foi dito que seria uma performance, mas acabou que era apenas uma apresentação em alguma boate ou em algum evento dado pelo governo,” confessou uma pessoa que trabalha no meio.
Em países como Japão, onde o k-pop já tem uma base sólida, também há excesso. “Grupos como TVXQ, KARA e Girls’ Generation têm um nome de valor. Apesar de ser informado que o povo japonês é favorável ao k-pop, mesmo no Japão o mercado e limitado aos fãs ‘hardcore’, que vieram ao k-pop porque virou moda,” declarou Haneda Junko, um coreano que mora no Japão.
Apenas os grupos da “primeira geração” da mistura de estilos do k-pop atingiu o sucesso. Mas por que a mídia coreana insiste em exibir o sucesso noite e dia? “No caso das vendas dos álbuns, há números específicos, mas é difícil confirmar a resposta dos fãs internacionais. A verdade é que as companhias têm de recorrer a este método como uma forma de publicidade.”
Com o k-pop crescendo mundialmente, marca-se os “anos dourados” do k-pop – mas isso não significa que os grupos são os únicos componentes do k-pop. Com tantos grupos surgindo, o mundo da música coreana vai acabar se afundando com tantas “máquinas de dinheiro”, como são encarados os idol groups hoje em dia.
By: Curious Girl
Fonte: KBox
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