segunda-feira, novembro 28, 2011

Coluna da Curious Girl


Hi! Voltei, como tinha falado antes. Novamente o assunto da minha coluna é uma  outra coluna do KDOfficial, porque eu gostei das colunas deles. Enfim, neste post eu vou falar sobre censura, a censura que limita os nossos artistas. Leiam a coluna do KDOfficial e depois a minha!
[COLUNA] A censura no Kpop


                                        

Ultimamente tem sido comum vermos nas páginas de notícias a censura marcar uma pesada fiscalização sobre os artistas Kpop.
Este é um assunto que de fato, nunca seremos capazes de assimilar já que é necessário que olhemos para tudo isso com um olhar da sociedade coreana o qual não temos tanta familiaridade histórica.
Não vivemos lá e mesmo que vivêssemos não seríamos tão capazes de entender os sunbaes que consentem com esse tipo de atitude: A censura!
A Coreia do Sul, de algumas décadas para cá, tem se preocupado muito com a formação de seus jovens e com a qualidade do ensino.
Há um preocupação profunda em zelar pela moral e os bons costumes. Francamente, acreditamos que falar sobre censura seja algo muito complicado, mas acreditamos que a mesma possua seus pontos negativos e positivos.
Positivos, porque, como já falamos acima, expressa um desejo de zelar pela qualidade da sociedade no geral. Pelo lado negativo é realmente assustador pensar que as bocas e os ouvidos devam ser regulados e que o artista não possa ser pleno em seu próprio país.
É muito complicado que o governo queira inspecionar e colocar tarjas pretas em expressões artísticas derivadas de um movimento que visa ser internacional, como é o caso da Hallyu.
É compreensível e aceitável que um movimento como este, que transmite influências ao mundo, também receba influências externas e que hoje, talvez já não seja mais tão fiel as suas raízes como antes. É aceitável que mv's, músicas, filmes e etc, recebam horários específicos para sua transmissão, mas proibi-los é complicado! É polêmico!
E no fim, de tanto proibir, censurar, deduzir e achar, tudo parece mais nebuloso! Negro, sombrio!
Porque como foi dito, não podemos avaliar essa situação pelo ponto de vista deles, mas apenas pela nossa visão de mundo que entende que a censura é amarga demais para ser saboreada no mundo Kpop.



Opinião da Curious Girl

Claro que tem clipes que se uma criança visse iria ficar impressionada, como o Pray do Sunny Hill, mas também há alguns clipes que foram censurados porque alguém estava correndo no meio da rua, como o Rain em Love Song! O primeiro exemplo que eu dei, Pray, é daqueles que eu acho que teria mesmo de ser censurado, assim como aqueles que tem muuuita violência. Agora Love Song foi censurado simplesmente porque o Rain correu na rua, eu sei que infringiu a lei, mas é tão idiota censurar por isso!
As músicas, algumas tem aquela letra que você fica "OMG!", mas outras são censuradas por ter UMA palavra dessas, UMA palavra que talvez poderia nem fazer diferença! Ou aquelas que tem publicidade indireta, gírias....
Eu sei que a censura é algo importante para manter o país na linha. Por exemplo, se o Brasil tivesse censurado algumas músicas, talvez a qualidade musical melhorasse. Se as empresas de entretenimento rompessem limites com clipes sexy demais imagina que desastre nosso k-pop se tornaria! Porque eu pelo menos gosto do k-pop por ele não ser igual aos funks cariocas que só falam besteiras e por não agredirem aos nossos olhos, enchendo-os de mais besteiras. Eu não gosto daqueles clipes que expõem demais os artistas, Heavy Rotation, pois parece que o cantor não necessita cantar bem e sim ficar nu ou seminu diante das cameras!
Devem estar confusos com qual é a minha opinião, já que falei que eles têm que censurar e sobre coisas fúteis que foram censuradas. Minha opinião é que a Coréia do Sul continue censurando clipes, mas sem exagerar muito, e sem deixar o kpop virar um funk coreano. 

Se eu disse algo errado por favor me digam, porque censura é um assunto delicado.Um assunto onde você deve ter sua própria opinião sobre isso.


By: Curious Girl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl