sexta-feira, janeiro 04, 2013

Coroas, babados e tiaras: Alice no País das Maravilhas

Um post especial que pode ou não ter mais participações de outras princesas (primárias e secundárias). Resolvi falar um pouquinho sobre um dos meus contos de fadas preferidos, que é no caso Alice no País das Maravilhas. Vou direto ao assunto....

Resumo:

Uma menina chamada Alice cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares, revelando um mundo com a lógica absurda característica dos sonhos. Este está repleto de alusões dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos do escritor, de paródias a poemas populares infantis ingleses e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas. É assim uma obra de difícil interpretação, afinal contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.


Onde tem matemática?

*No Lago das Lágrimas, Alice tenta fazer multiplicações, mas acaba por produzindo resultados estranhos: "Deixa-me cá ver: quatro vezes cinco são doze, e quatro vezes seis são treze, e quatro vezes sete são... Oh, meu Deus!Por este andar nunca mais chego aos vinte!" É assim exposto a representação de números utilizando bases diferentes e sistemas numerais posicionais (4 x 5 = 12; 4 x 6 = 13; 7 x 4 poderia ser 14, seguindo a sequência).

*Quando o Gato some, deixando apenas o seu sorriso largo, leva Alice a notar que já viu um gato sem um sorriso, mas nunca um sorriso sem um gato. É feita aqui uma profunda abstração de vários conceitos matemáticos, delineando, através da relação entre o gato e o próprio sorriso, o próprio conceito de matemática e o número em si.


Outras pirações

*O coelho atrasadinho e que está sempre estressado é interpretado como uma crítica do autor à repressora sociedade inglesa da época
*O narguilé da lagarta e o fato de falar lentamente, "viajando" e filosofando, são até hoje associados ao consumo de ópio. A droga, que atualmente é ilegal, tinha uso medicinal na época da publicação do livro.
*O felino aparece e desaparece em vários momentos da trama, seja de corpo inteiro, seja mostrando apenas algumas partes. Especula-se que o gato possa ter surgido das terríveis enxaquecas do autor Lewis Carroll, que relatou vários episódios de alucinação em seus diários.
*Na época em que a história foi escrita, muitos chapeleiros enlouqueciam de fato, por causa da exposição ao mercúrio usado na confecção dos chapéus. Os sintomas eram tremores nos olhos e membros, fala confusa e alucinações. 
*O dodô organiza uma corrida sem rumo, que não chega a lugar nenhum, como nas reuniões políticas desde aquela época.
*A Rainha de Copas é outra caricatura, mais precisamente da rainha Vitória: apesar de sua importância no reino inglês, sua autoridade não valia nada diante do Parlamento e do primeiro-ministro. Do mesmo jeito, no País das Maravilhas o bordão "cortem a cabeça dele!", da Rainha de Copas, nunca é cumprido de fato.
*As três cartas que acidentalmente plantaram uma roseira de rosas brancas, cor que a Rainha odeia, pintam as flores de vermelho. As rosas vermelhas simbolizam a Casa Inglesa de Lancaster, enquanto as rosas brancas são um símbolo da casa rival York, fazendo deste modo alusão à Guerra das Duas Rosas.

Algumas adaptações que recomendo:

Jogos: O jogo totalmente macabro American McGee's Alice e sua continuação Alice Madness Return são bons demais para matar o tempo. O primeiro, feito em 2000, só é disponível para computadores, porém o segundo além disso, também pode ser jogado no XBox e no PS3.  O site do jogo é muito sinistro e lá tem alguns screenshots e traillers, vale a pena conferir.  

Filmes: Claro que recomendo os dois filmes produzidos pela Disney! Entretanto mais um para encrementar na sua lista é Heart no Kuni no Alice: Wonderful Wonder World. O país das maravilhas na verdade está sendo disputado pelos Castelo de Coração, Máfia do Chápeu e o Parque de Diversão (estranho, mas é) e seus habitantes são divididos em os sem rosto e os detentores de papéis ( o coelho branco, a lebre de março, a rainha de copas, o valete de copas, o chapeleiro, o relojoeiro, o dono do parque, o gato e os gêmeos). Talvez você não entenda muito bem o filme caso não tiver lido o mangá, e com isso passo para a próxima recomendação:


Mangás: Aqui temos o mangá do filme citado acima, Heart no Kuni no Alice que achei em inglês para vocês darem uma lida, se quiserem ( o que facilita entender o filme). Consegui uns volumes em português, só que perdi o site, então contentem-se com esse. Outro que me falaram, mas ainda não li é Are You, Alice? que conta a história de um menino chamado Alice (exigência da rainha)  que participa de um jogo para matar o coelho branco. E para a felicidade de alguns, achei em português!

Restaurante: Para terminar esse post nada melhor que viajar num restaurante com esse tema!! Exploram bastante a história na composição do espaço, e você vai adorar os lustres que são utilizados!

O restaurante está localizado lá em Tóquio e se chama Alice of Magic World. A empresa que o produziu foi a Fantastic Design Work, também japonesa.

By: Curious Girl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl