terça-feira, dezembro 25, 2012

Entre Fãs e Posers

 "Fã é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, ideia, esporte ou mesmo um objeto inanimado (por exemplo, um automóvel ou um modelo de computador)".

O fã é um ser humano que tem um instinto animalesco altamente aguçado: ele analisa seu alvo, se prepara, toma fôlego, e antes de avançar direto no pescoço de sua presa, ele grita seu urro de caçada: “AAAAAAAAAAAHHH!! JUSTIIIN!!!!!! EU TE AMOOOOOO!!!”. Com sorte, o fã escapa dos seguranças e consegue tirar uma foto com seu ídolo-mor (no nosso vocabulário Bias), que é aquele a quem o fã dedica toda a sua vida, deixa de comer, de dormir, de ter vida social.

Características de um fã



1# Loucura

A loucura vale para todos os atos perigosos que o fã faz: cortar os pulsos porque o ídolo não fez show no seu estado, brigar com amigos por eles não gostarem do cantor, deixar de comprar comida pra comprar um CD, entre outras coisas perigosas e suicidas. A loucura também é a raiz de todas as outras características que os fãs tem.

2# Cegueira

A cegueira do fã não deixa que veja alguns defeitos que seu ídolo tem. Como o fã não percebe estes defeitos, ele continua defendendo seu ídolo até o fim, mesmo que tal defeito esteja gritando, dançando, escrito na testa, tatuada no olho e em negrito.
3# Consumismo
Um dos principais defeitos do fã é o consumismo. O fã tem tudo do seu ídolo: camisas, posters, revistas, CDs, canecas, pastas, canetas, mochilas e se esquece de comprar coisas vitais pra sua sobrevivência, como alimentos e papel higiênico. Se duvidar o fã (que não depende dos pais) nem tem dinheiro pra pagar as contas de luz, água, telefone, porque gastou todas as suas economias decorando sua casa com mais pôsters do que parede.


 4# Extremismo
O extremismo é o primeiro sentimento que fã guarda na sua alma. Ninguém pode fazer qualquer observação engraçadinha ou comentário sarcástico sobre seu fanatismo ou sobre seu ídolo, que o fã simplesmente mata o engraçadinho. Ok, pode ser uma hipérbole às vezes, chamar de idiota e insultar a pessoa inteira já serve.
 


5# Memória avantajada
O fã poderia até se tornar um chip de memória humano, tamanha sua capacidade de guardar informações. Mas reserva toda a sua memória para decorar a data, hora, lugar e estado meteorológico de quando seu ídolo comeu chocolate pela primeira vez na vida.

6# Repetição

O fã adora dizer como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem. Cá entre nós, isso toda hora é um saco, tudo bem elogiar uma vez por dia, mas a cada minuto?! Nem me fale.

                                                          ...............................

É possível que exista mais características que os fãs tem. De qualquer modo, este tipo de ser está presente em todos os estilos musicais do planeta, e seu "perfil" é inconfundível. Existem fãs para todas as bandas e artistas existentes, e sua quantidade varia de acordo com a popularidade. 
                                                          ................................

Admirador X Fã: O  que você realmente é?


Você que leu e sente que tudo acima foi baboseira e pensa: “Eu sou fã de um monte de bandas mas não sou desse jeito!”. Existe uma grande diferença entre ser fã e admirador. O admirador aprecia o trabalho do artista, mas não chega a ter a loucura do fã. 
A palavra fã vem de “fan”, que vem de “fanático”, assim fanatismo expressa exatamente o que o fã é. O problema é que o significado deste termo foi se tornando brando com o passar do tempo. 
Então, se você é só um admirador de um artista, parabéns e continue assim.

Como combater os fãs


                                

* Fazendo montagens ou imagens depreciativas
Este método de confronto não ajuda muito, pois você deve antes apresentar o porque de odiar o artista. Mesmo assim o impacto que dá no fã é grande, e sua imagem pode até garantir umas boas risadas.

 

* Fazer um fórum ou comunidade anti-ídolo
Este método não é muito aconselhável, pois esta comunidade deve ter muito assunto e muito ódio para ser duradouro. Não se deve desperdiçar seu tempo apenas falando mal do artista, e sim colocando matérias ou discussões no mínimo inteligentes. E cuidado, se falar de algum artista muito comentado, seu fórum deve ser muito sólido. Existe diferença entre um Anti Avril Blogger e um Twilight Haters Brasil .
  

* Batendo boca

Esse tipo de confronto é simples. Fale que tal artista dá nos nervos. Depois o fã rebate perguntando o porquê, você diz as razões, o fã diz mais e assim por diante. Este jeito de confrontar o fã é meio demorado, mas se você tiver as razões mais precisas dizendo porque o tal artista é ruim, você ganha a disputa. Então, seja inteligente e arrume bons argumentos.
Felizmente os argumentos que os fãs usam são sempre os mesmos. Lembra da característica #6 que é Repetição?
 

Argumentos de defesa

"Você não gosta dele porque tem inveja!"
Essa frase é a mais popular. Qualquer pessoa tem direito de não gostar do artista, seja pela voz, sonoridade das músicas, estilo, mas inveja não pode ser motivo. Só pessoas muito inseguras e sem auto-estima tem inveja de uma celebridade! Além disso esse "argumento" é muito generalizante. Tem gente que não gosta de brócolis e nem por isso essa gente tem "inveja" dele.

"Você nem conhece e já fica falando mal!"
Conhecer uma banda é fácil: é só ouvir duas músicas do grupo, saber quais tipo de pessoas são seus adoradores, saber a que gênero pertence, e finalmente, ver que atitude esta banda mostra. Isto é suficiente para formar uma opinião sobre o atacado em questão. Claro que um de vocês vai resmungar que não tem nada a ver, que conhecer uma banda é mais que isso. Aí eu entro com, e o funk? Vai me dizer que escutou todas as músicas de todos os MCs possíveis e assim considerou algo com que não deva tratar com respeito.

"Se você não gosta, faz melhor!"
Ao que parece, para alguém reclamar de certo artista, precisa fazer aquilo que o artista faz, para dois estarem no mesmo nível, e só assim o alguém pode dizer que o cara é ruim no que faz. Mas se o mundo seguisse essa linha de raciocínio, não haveriam críticos ou técnicos em assuntos específicos. Por exemplo: ninguém precisa fazer cosplay para dizer: isso é muito ruim.



"Você não tem mais o que fazer além de ficar falando mal dos outros?
Não é porque uma pessoa falou mal do "cantor" que ele é necessariamente um desocupado. Levando ao pé da letra, a vida é cheia de ocupações, seria impossível ser um desocupado completo. E desde quando aproveitar o tempo ocioso é um defeito? Além disso, o fã que defende o ídolo é tão desocupado quanto quem fala mal do ídolo, então esse argumento acaba rapidinho.


"Aff, você não tem direito de falar mal dele!"
Todo mundo tem direito de se expressar, seja pra ser a favor de alguma coisa ou não, de acordo com a nossa atual constituição. Mas como os fãs não aceitam que tem gente que não pensa igual a eles, eles querem simplesmente censurar. Alguns fãs até tentam ser mais delicados, mas tem praticamente o mesmo sentido da frase acima: "Ah, até entendo que você não gosta dele, cada um tem seu gosto... mas se você não gosta, guarda só pra você. Ninguém precisa saber que você não gosta dele". Incoerência.
...................................................................................................................................................................
Até aqui você vai começar a refletir sobre o que é, fã ou admirador, e como um fã é realmente chato. Eu admito, sou admiradora do kpop e provavelmente de anime também. Acho que ser admirador está mais para alguém que tem um gosto maduro e sabe se controlar no que fala e age. 
Para dizer a verdade, alguns nós, otakus, tem a mania de  julgar os que não viram mais de três animes não famosos e os que não idolatra Goku como o nosso Deus de "otacos". Na real, quem faz isso é o tal "otaco", porque ser otaku para mim é gostar de animes, independente qual ou sua popularidade, pe quem admira o enredo da história e o talento e trabalho dos mangakas...


Futuramente post sobre o tipo de fã mais chato que existe: O POSER


By: Curious Girl

Um comentário:

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl